piscina

A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade da água da piscina.

 

Ácida, neutra ou alcalina? Os valores de pH variam de 0 a 14.

- As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas;

- Valores em torno de 7 são neutras;

- Valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas.

 

O pH da água pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura – tudo isso influencia no pH da água da piscina.

Por isso a chuva altera o pH da água. A poluição do ar, a sujeira dos telhados entre outros, são levados pela chuva para dentro da piscina, alterando seu pH.

O uso de ducha antes de entrar na piscina também colabora pra manutenção do pH, pois evita a liberação de impurezas na água, como protetores solares, cremes capilares entre outros.

 

Como medir?

Exemplos de indicadores são o papel tornassol (fitas de teste) e a fenolftaleína (solução dos kits de teste para piscina). Na presença de ácidos, o papel de tornassol fica com a coloração vermelha e a solução de fenolftaleína muda da coloração vermelha para a incolor na presença de um ácido.

 

Que efeito o pH tem na piscina?

Um pH alto – acima de 8 - diminui a eficiência do cloro consideravelmente e ainda aumenta a probabilidade de depósito de cálcio - na água, deixando-a turva, na areia do filtro diminuindo sua capacidade de filtração e nos trocadores de calor dos aquecedores, comprometendo sua eficiência e propiciando riscos de acidentes. Pode ainda provocar ardência nos olhos e irritação da pele.

Um pH baixo - abaixo de 7, no entanto, provoca evaporação do cloro, ocasiona irritação da pele e dos olhos e ainda aumenta a probabilidade de corrosão na piscina e seus equipamentos.

 

Qual é o pH ideal para a piscina?

O pH ideal é 7.2!

Além de manter a eficiência dos produtos para o tratamento da piscina, é um valor próximo ao pH da lágrima, não causando irritação dos olhos.

 

Como corrigir?

A correção do pH é feita com produtos químicos, encontrados em lojas de produtos para piscinas.

Se o pH estiver abaixo de 7, usa-se o elevador de pH.

Se estiver acima de 7,6, usa-se o redutor de pH.

A Cooperativa da Piscina dispõe desses dois produtos, líquidos ou em pó.

 

Atenção: se o pH de sua piscina está variando demais, é sinal de que a alcalinidade está desregulada!


phph da aguatratamento de água da piscina